terça-feira, 11 de maio de 2010

O sucesso das vitrines.

Transportar. Talvez essa seja a palavra que melhor resume o que as empresas devem fazer com seus clientes. Não estou ficando louco, é realmente transportar seu cliente do mundo em que vivemos para um ambiente particular, o seu estabelecimento.

Venho falando bastante de novas mídias, sobre tudo a internet, que é inegavelmente muito importante para a construção dessa nova cultura de consumidores. Mas hoje, vou falar de uma técnica muito, mas muito, antiga que poucas as lojas aproveitam da melhor forma. As vitrines.

A vitrine é o portal para transportar o seu cliente para um outro mundo. Devemos envolvê-los para que se esqueçam do mundo “lá de fora” e estejam somente dentro do nosso estabelecimento prontos e 100% dispostos a consumirem, afinal se eles saíram de suas casas e foram procurar as nossas lojas, o mínimo de interesse em gastar eles tem.

Muitas empresas gastam uma grana absurda com mídias “nobres” e esquecem, ou não investem o mínimo numa vitrine atraente. Como disse no início do texto o nosso cliente precisa ser implantado em outro plano quando entram nas nossas lojas, e as vitrines são como aqueles portais dos desenhos animados que brilham aos olhos dos meninos perdidos.

Conheci algumas lojas nos Estados Unidos onde não havia a exposição de produtos nas vitrines, elas apenas desenhavam aos consumidores o cenário que os proprietários desejavam que seus clientes estivessem naquele momento. Recordo de uma das lojas da Abercrombie & Fitch que a vitrine foi toda fechada com apenas alguns círculos abertos que quando olhávamos por eles era possível ver um cenário totalmente particular, convidativo.

Uma boa pesquisa e o mínimo de boa vontade podem ser o trunfo de um grande sucesso. Fico indignado quando vou ao shopping em datas como o dia das mães, que é a segunda data comemorativa mais lucrativa no mercado brasileiro, e as vitrines são tão apáticas quanto no restante do ano.

Só uma advertência: CUIDADO COM A BREGUECI! O povo não é tão ignorante quanto parece, afinal somos, todos, movidos pelo cérebro com o qual não temos muito controle. Fica a dica!
Alguns exemplos de vitrines bem elaboradas e que cumprem com seu papel.


2 comentários:

  1. Belas palavras Higor. Está muito bom o seu blog, olha o livro da coerção que ele fala um pouco sobre essas técnicas.
    Abraço

    ResponderExcluir