quarta-feira, 28 de abril de 2010

Faça seu próprio Marketing. Vale apena!

Quanto vale uma marca? Como mensurar o valor de uma marca num mundo comandado pelo consumo. Talvez, pela quantidade de dinheiro que ela movimenta com seus produtos, ou, com a posição em que se encontra na pesquisa de Recall? O que interessa é que as empresas querem posicionar suas marcas sempre entre as primeiras na preferência dos consumidores.

Acredito que estamos presenciando o nascimento de uma nova categoria de marcas. As “marcas humanas 24 horas”, ou seja, pessoas que investem na promoção de sua própria imagem. Isso pode ser bastante lucrativo!

As empresas estão cada vez mais investindo nos queridinhos do momento para promover seus produtos. Por exemplo, com a chegada da Copa do Mundo, quantas propagandas não terão os destaques da seleção do Brasil como garotos propaganda? Com alguns “mil” reais você pode contratar Robinho, ou quem sabe o Neimar para estrelar uma campanha da sua empresa. Isso porque o Neimar não é nem nome certo na lista de Dunga, mas o moleque está mandando muito bem nos campos e entre os jovens.

Alguns anos atrás as empresas adotavam a política dos “politicamente corretos”. Aqueles que andam certinhos, que não saem em grandes escândalos na mídia, etc. Tal como o Kaká que casou virgem! – risos. Mas isso vem mudando. Quanto mais manchete com seus “queridinhos” melhor para a marca. Vamos à prática, ainda, de dentro de um campo de futebol. O Sr. Ronaldo Fenômeno não é lá nenhum bom exemplo, quantos travecos ele traçou? Quantos casamentos ele driblou? Deixou de ser patrocinado pela Nike? Continua recebendo milhões por ano.

Outro exemplo um pouco mais ridículo, Paris Hilton. Eu, particularmente, não gosto dela, mas não vou negar que ela movimenta milhões de dólares por ano com sua imagem, esteja ela em cenas amadoras de sexo na net, lançando perfumes ou roupas. Isso por quê? Ela é sempre capa de muitos noticiários, na prisão ou saindo embriagada de alguma balada por ai.

Há! Como poderia me esquecer? Conhece uma tal de Bruna Surfistinha? Quer investimento maior em sua própria imagem que o dessa jovem? Não consigo me lembrar nesse momento de nenhum outro tão ridículo. Se alguém quer me contrariar, diga ai outro nome! Mas eu duvido muito que você se lembre. Putz! Até filme da sua história ela vai lançar. Imagina o conteúdo! Vai me dizer, Bruninha, que você não quer aparecer? Quer simplesmente fazer uma homenagem aos seus pais, ou, quem sabe, à sua história sofrida? Mais uma vez, marketing descarado.

Isso me deu até uma idéia. Vou criar o selo MARKETING DESCARADO pra esse tipo de exemplo. E o primeiro selo de MARKETING DESCARADO vai pra...


Bruna Surfistinha - Ex garota de programa.

E ai? Vale investir em você mesmo? Acho que sim, hein! Rola uma grana pesada.

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