segunda-feira, 31 de maio de 2010

E toma responsabilidade pra cima deles!!!

Se te perguntarem quais os patrocinadores da Seleção Brasileira, você saberia responder? Talvez respondesse Vivo e/ou Nike, nenhum mais? A Seleção brasileira é quase um shopping de marcas... Será que o Julio Cesar falar mal da bola da Copa não é mais uma compra da Nike, já que a bola é da Adidas? Tantas perguntas quanto a quantidade de marcas que carregamos com a esperança do Hexa!

Dentre as dezenas de empresas que contribuíram com o “cascalho” para a Seleção, hoje vou fazer uma menção à TAM. Bom, a Seleção é composta de 23 jogadores que representam mais de 190 milhões de brasileiros, e essa foi a idéia utilizada pela TAM que estilizou a aeronave que conduziu o time para a África do Sul.

O avião foi todo preenchido com frases de boa sorte e empolgação de todos os brasileiros que se inscreveram pelo site aos jogadores. Segue algumas imagens do avião pra quem não viu pela TV ou Jornais.

Uma idéia diferente que representa muito bem o espírito de Copa do Mundo que nós, brasileiros, temos. Não consegui uma boa imagem que focalizasse as frases, mas dá para perceber na segunda e na terceira que toda a aeronave foi preenchida.








Além dessas frases, vídeos com mensagens dos torcedores foram exibidos durantes o vôo do Brasil à África para os jogadores. O marketing da TAM deve ter pensado: ou, agora eles sentem o peso da responsabilidade ou voltam sem o caneco.



quarta-feira, 26 de maio de 2010

O país inteiro por um gol!

Nada mais justo que segurar firme nesse cometa chamado “Copa do Mundo” e fazer uma sequência bem legal de posts, que tenham como plano de fundo esse grande espetáculo mundial, com o intuito de levá-los a uma reflexão de como diferentes produtos utilizam de um mesmo tema para promoção.

Na Copa do Mundo homens, mulheres e crianças são unidas como um único ser. Não cabe julgamentos do tipo “ você não sabe nem o que é impedimento e fica dando palpite sobre a escalação?” Somos todos movidos por um mesmo resultado, o GOL, ou, vários dele.

Uma partida de futebol pela Copa do Mundo abre espaço para todas as raças, crenças e culturas se unirem a um só coro, GOLLLLLLLLLL... E é nesse ritmo de diversão unificada que a Pepsi trás uma campanha muito legal, “Refresh your World” com alguns dos nomes mais conhecidos do futebol da atualidade atuando.

O vídeo é de um bom gosto inquestionável, de uma fotografia impecável, e o melhor, com o espírito de união mostrando que um país inteiro pode estar em campo ajudando a sua seleção.



Mas o mais interessante dessa campanha é que você é levado a viajar por entre várias mídias e canais quase que simultaneamente.Não deixem de conferir o site da campanha WWW.pepsimundo.com/brasil , em português, e viajar por esse mundo criado pela Pepsi.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

De tirar o chapeu é a cara de pau desse povo!

A Copa do Mundo de Futebol está chegando e as empresas loucas atrás desse cometa para pegar carona (ver post Pegar carona nessa cauda de cometa...). A Coca-Cola, por exemplo, lançou uma versão super legal da música Wavin’ Flag, a Seara usou os meninos do Santos num clipe super bem humorado, e a Nike... PQP! A Nike... Decepcionou!

O site Yahoo.com.br trouxe na sua capa a seguinte manchete, “Campanha para ficar na memória”e para pior a situação o titulo da reportagem é “Campanha da Nike para a Copa é de tirar o chapéu”. No decorrer do texto o jornalista tem a cara de pau de dizer que essa campanha é uma daquelas que ficam na memória coletiva da população. Juro para vocês que cheguei a ficar tonto quando li tamanha bizarrice.

A campanha em questão foi intitulada de Write the Future (escrevendo o futuro), e a peça televisiva será lançada durante a final da Liga dos Campeões no próximo sábado. O vídeo tem duração de 3 minutos e trás entre o elenco futebolístico, Ronaldinho Gaucho, como representante da seleção brasileira. Não preciso dizer mais nada, não é mesmo?

Ao colega jornalista do site Yahoo, peço um pouco mais de cautela na hora de puxar o saco. Já que não pode falar mal, não precisa falar tanta asneira. Quero deixar bem claro que a produção do vídeo não está em jogo, porque, diga-se de passagem, foi muito bem feita. Mas, daí dizer que será uma campanha para ficar na memória coletiva... risos e mais risos!!!

Tirem suas próprias conclusões e se eu disse muita besteira, podem falar! Mas, sinceramente, não acredito que tenha extrapolado!


quarta-feira, 19 de maio de 2010

Isso não é sexo? Aonde?!

Fiquei alguns dias sem postar, é que minha vida de quase formando está muito corrida, mas não me esqueci da galera que curte dar Um Enter no meu blog.

Fazendo uma pesquisa sobre a sexualidade nas propagandas de cuecas descobri algumas propagandas muito bem humoradas e com uma boa dose de apelo sexual. A galera precisa ficar ciente que sexualidade em propagandas não é apenas o ato sexual em sim, mas, toda e qualquer apelo que insinue sexo.

Fico lendo vários artigos do povo que adora meter o cacete nas propagandas que utilizam de cenas mais quentes para promover seus produtos e sinceramente não entendo muito. Nos anos 80, o pênis, até hoje tão mistificados pelas militâncias que ficam procurando "pêlo em ovo de galinha", foi representado por um pintinho amarelo que descobriu nas costuras das Zorba sua moradia perfeita.



Em outra propaganda, essa, para o dia dos namorados, trás duas crianças promovendo as cuecas Zorba, isso em pleno anos 80. Galera, o sexo está solto, não tem porque ficarmos proibindo ou acusando esta ou aquela propaganda, boa parte faz apelo sexual, afinal, isso vende e vende muito!!!



Nessa ultima propaganda, teve ou não teve sexo? Já que querem apelar, não seremos hipócritas. Teve ou não, sexo? Estou falando do ato em si. Atenção para o destaque da mão dela, quando ela deixa o colar cair, a composição da cena deixa muito claro...

Vale refletir!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Pegar carona nessa cauda de cometa...

Pegar carona numa cauda de cometa pode te levar a muito longe. Sim, estou falando de publicidade. A copa do mundo está chegando e as propagandas já nos fazem quase regurgitar futebol. Esse ano os jogadores utilizados como endosso foram poucos, aliás, da seleção mesmo apenas 1, Robinho. Isso pode, ser graças a sigilosa lista de Dunga que só divulgou os 23 jogadores no dia prometido, assim as empresas podem ter ficado com medo de arriscar outros jogadores sem ter certeza que eles iriam para a Copa.

Pois muito bem, e quando se pega carona em mais de um cometa? Sucesso garantido! Se ainda não viu a propaganda da Seara com Robinho, Ganso e Neimar veja só.



Esse vídeo já foi assistido por mais de 2 milhões de pessoas só no youtube. Agora imaginem vocês quantos outros milhões de pessoas não foram atingidos na TV com essa propaganda? Assim vocês pode me xingar dizendo: mas eles gastaram uma grana preta! E eu, humildemente, responderei: sim, mas ganharam não sei quantas vezes mais em valorização da marca.

Senhores, se vocês têm uma empresa e não quer gastar dinheiro para propagarem sua marca/serviço/produto sinto muito, feche e vá viver de filantropia. Não achem que estou fazendo apologia a gastar montanhas de dinheiro em publicidade até mesmo, porque, isso muitas vezes não resolve o seu real problema, mas uma divulgação consistente da sua empresa faz parte do seu crescimento.

Pegue carona numa cauda de cometa. Vários sucessos podem garantir o da sua empresa!

terça-feira, 11 de maio de 2010

O sucesso das vitrines.

Transportar. Talvez essa seja a palavra que melhor resume o que as empresas devem fazer com seus clientes. Não estou ficando louco, é realmente transportar seu cliente do mundo em que vivemos para um ambiente particular, o seu estabelecimento.

Venho falando bastante de novas mídias, sobre tudo a internet, que é inegavelmente muito importante para a construção dessa nova cultura de consumidores. Mas hoje, vou falar de uma técnica muito, mas muito, antiga que poucas as lojas aproveitam da melhor forma. As vitrines.

A vitrine é o portal para transportar o seu cliente para um outro mundo. Devemos envolvê-los para que se esqueçam do mundo “lá de fora” e estejam somente dentro do nosso estabelecimento prontos e 100% dispostos a consumirem, afinal se eles saíram de suas casas e foram procurar as nossas lojas, o mínimo de interesse em gastar eles tem.

Muitas empresas gastam uma grana absurda com mídias “nobres” e esquecem, ou não investem o mínimo numa vitrine atraente. Como disse no início do texto o nosso cliente precisa ser implantado em outro plano quando entram nas nossas lojas, e as vitrines são como aqueles portais dos desenhos animados que brilham aos olhos dos meninos perdidos.

Conheci algumas lojas nos Estados Unidos onde não havia a exposição de produtos nas vitrines, elas apenas desenhavam aos consumidores o cenário que os proprietários desejavam que seus clientes estivessem naquele momento. Recordo de uma das lojas da Abercrombie & Fitch que a vitrine foi toda fechada com apenas alguns círculos abertos que quando olhávamos por eles era possível ver um cenário totalmente particular, convidativo.

Uma boa pesquisa e o mínimo de boa vontade podem ser o trunfo de um grande sucesso. Fico indignado quando vou ao shopping em datas como o dia das mães, que é a segunda data comemorativa mais lucrativa no mercado brasileiro, e as vitrines são tão apáticas quanto no restante do ano.

Só uma advertência: CUIDADO COM A BREGUECI! O povo não é tão ignorante quanto parece, afinal somos, todos, movidos pelo cérebro com o qual não temos muito controle. Fica a dica!
Alguns exemplos de vitrines bem elaboradas e que cumprem com seu papel.


sexta-feira, 7 de maio de 2010

Uma crônica de mãe.

Mãe é mãe desde muito antes de o menino nascer. Mãe sabe ser mãe. As vezes me pergunto que desgrama de dom é esse que essas mulheres têm. Mulher sabe ser mãe, tem o prazer de amar incondicionalmente.

Mãe não deixa de ser mãe quando o filho parte, ou o filho não deixa de ser filho quando a mãe parte. Mãe é mais que um simples laço, pode ser qualquer coisa entre um e o infinito. Mãe sente necessidade de ser mãe.

Quando nascemos temos o direito do livre arbítrio para tudo. Comprar e vender, querer e rejeitar, até mesmo para morrer e viver. Mãe, não. Mãe simplesmente aceita. Aceita o menino a nascer sem nem saber se vai combinar com ela. Por quê? Talvez por ser mãe.

Mãe é mãe em todo lugar, a minha poderia ser a sua. Mãe, literalmente, só muda de endereço. Eita bicho contraditório! Diz não, e daqui alguns minutos, sim. Grita e fala manso numa mesma frase. Mãe sabe rezar, cantando. Levanta a noite, só para fazer o sinal da cruz e espantar o Bicho Papão dos nossos pesadelos.

Mãe acredita no impossível, consegue sonhar e realizar. Não existe distância, diferença de plano espiritual, ela sempre está ao nosso lado, como um vento soprando ao pé do ouvido... Amor de mãe é da alma e não do sangue.

“Mãnheeeeeeeeeeeee, acabei!”

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Na cama com Fernanda lima.



Esses dias, fui surpreendido com esse vídeo da Fernanda Lima. Rapidamente me veio a cabeça que poderia ser um teaser, confesso ter pensado ser de peças íntimas, fiquei surpreso, depois, com a notícia de que era da Johnson & Johnson.

Teaser funciona? Para a galera que não sabe, teaser é uma peça publicitária lançada sem anunciar o produto e/ou serviço de imediato. Isso para aguçar nossa curiosidade! Bom, o teaser funciona quando bem feito e desde que não caia no esquecimento do consumidor. Por exemplo, a peça da Fernanda Lima e do Rodrigo Hilbert parece ter sido muito bem elaborada. A idéia é sensacional, mas acredito terem pecado na divulgação da marca.

Digo isso porque depois de quase um mês não consigo encontrar no Youtube essa peça com alguma indicação da empresa que me leve ao conhecimento do lançamento desse novo óleo 2 em 1. Imagino que não deve ter ficado barato um cena como essa, é muito dinheiro para a empresa ficar escondida durante tanto tempo. A dificuldade nesse caso, ainda, é maior porque esse vídeo não pode ser divulgado em outras mídias como, por exemplo, a TV. Ou seja, pode ter sido uma estratégia furada da galera da Johnson & Johnson.

Você pode me perguntar: Então como, você, sabe que é um teaser da Johnson & Johnson e ainda, que é de um óleo 2 em 1? E eu responderei: Porque como sou muito curioso fui atrás de notícias que me dessem alguma explicação para tal. Assim, encontrei que o casal daria uma entrevista coletiva para explicar o fato. Mais uma vez uma puta falha da empresa, a entrevista pelo visto não chamou muito a atenção, porque não vi em lugar nenhum!!!

terça-feira, 4 de maio de 2010

Um dia sem internet e...

Imagine você ficar um dia inteiro sem Internet? Foi o que aconteceu comigo ontem. Detalhe, em dias assim a duração parece ser de 48 horas.

Geralmente, as pessoas supervalorizam a energia e a água, porque nunca ficaram um dia sem internet. Quando acaba energia e/ou água temos o consolo de não sermos os únicos, dá para sair de casa e bater papo na rua, compartilhar causos engraçados do que estava fazendo na hora em que tudo foi “pro brejo”. Mas, sem internet você é o único no Mundo, ou pelo menos é o que parece.

Em meio a solidão total, rapidamente me veio a cabeça, os milhões de “tweets” que estavam rolando no Twitter, as oportunidades de empregos e estágios que se esvaiam com outros milhões de concorrentes que estavam, literamente, a 2.0 de potência na minha frente. É triste amigo, mas essa foi a minha realidade. Para piorar a situação estava sem TV também, visto que é a mesma empresa que me atende nos dois serviços, a NET.

Nove horas da manhã foi a primeira vez que entrei em contato com a empresa, fui informado que a transmissão deles estava normal e que abririam um numero de protocolo para uma visita técnica. Aquilo foi como um tiro no meu peito. Sabia que o sofrimento ia ser prolongado por mais algumas dezenas de horas.

Ontem exerci uma das tarefas mais árduas que meus pais já em ensinaram, tirar proveito até do sofrimento. Fiquei pensando em como o mundo está controlado por computadores, em como a massa ativa da sociedade está inteiramente imersa nos canais de relacionamento social, pensei em como o Orkut, Twitter, Facebook, entre outros, controlam e, até certo ponto, manipulam a vida de muitos jovens 2.0.

Isso é tão sério que milhões de dólares circulam pela rede diariamente, seja por compras, vendas ou até contratações de funcionários. As empresas já perceberam que aqui é um lugar de sucesso garantido quando bem utilizado, porque, assim como em qualquer outra mídia, a internet tem suas segmentações. O que não pode ocorrer é uma empresa cruzar os braços para os avanços tecnológicos. Isso pode gerar alguns $ de prejuízo. Da mesma forma que “o artista tem que ir onde o público está”, as empresas devem procuram seus clientes e não esperar que os clientes as procurem.

Para encerrar meu caso "solidão", os técnicos viram que o problema era na rede externa do meu condomínio, mas já passava das 22 horas, e ainda não tinha aberto nem um simples e-mail se quer. Ainda bem que faço exercício físico regularmente, se não um infarto era certo!
Veja esse video, e podem entender um pouco melhor sobre meu desespero!

sábado, 1 de maio de 2010

Ferrari no banco dos réus.

Essa semana saiu em vários sites reportagens sobre uma acusação de que a Ferrari estaria divulgando a marca de cigarros Marlboro com o design dos macacões dos pilotos da equipe. Li um livro, “A lógica do consumo”, de Martin Lindstrom onde ele faz uma análise mais profunda sobre esse tipo de “publicidade”.

Desde que foi proibida a propaganda de cigarros nos meios de comunicação, as empresas além de serem obrigadas a imprimirem imagens grotescas nos versos das embalagens de cigarro, tiveram que se virar nos 30 para divulgarem suas marcas, afinal, que marca sobrevive escondida?

Primeiro, as imagens impressas nos versos dos maços de cigarro agem inversamente ao proposto pelos ministérios da saúde de 123 países do mundo. Eles queriam lembrar as pessoas que aquele produto é maligno à saúde e, de certa forma, causar repulsa nos consumidores. Só que exames com IRMF – Imagem por Ressonância Magnética Funcional – mostraram que os fumantes sentem-se estimulados a fumarem quando vêem aquelas imagens, isso porque estimulam uma parte do cérebro conhecida como nucleus accumbens responsável pelo desejo.

E onde entra a Ferrari nisso? Estão acusando a empresa automobilística de uso de mensagem subliminar. Os uniformes remontam a imagem dos maços Marlboro, a própria cor é semelhante a da marca. Ok. Até esse ponto tudo certo, afinal mensagens subliminares são proibidas nas propagandas, mas então, imagens de cowboys cavalgando, filmes de faroeste, bares temáticos decorados nas cores vermelho “Marlboro” e com adornos de faroeste, também devem ser banidos, afinal, como provou os exames com IRMF, quando um fumante assiste a isso o desejo inconsciente de fumar é ativado.


Martin Lindstrom traz em seu livro o exemplo da Silk Cut, empresa tabagista, que se preparou para a proibição dos anúncios de cigarro. Meses antes da proibição, começou a mostrar sua marca nas propagandas sempre em um fundo de seda roxa. Com o fim das veiculações publicitárias, a empresa instalou, nas estradas britânicas, outdoors com uma facha roxa, sem ter nada escrito. Meses depois, quando questionadas, 98% das pessoas – fumantes potenciais - associavam as publicações a marca Silk Cut sem saberem, exatamente, o por quê.


Esse tipo de propaganda não acontece somente com cigarros, quantas outras marcas não fazem associações diversas para nos atingirem? Nesse caso específico, cabe a nós nos conscientizarmos de que FUMAR não é a melhor solução para nenhum tipo de problema, muito pelo contrário, é o início para uma série de problemas de saúde.

Proibição não ensina nada a ninguém, muitas vezes é 100% estimulante.